Três esquema de fraudes para 2022 preocupa instituições financeiras
Três esquemas de fraude devem ser os mais preocupantes em 2022 para as instituições financeiras:
- apropriação de contas (45%),
- phishing (42%)
- comprometimento de e-mail comercial (36%).
Dispositivos móveis
Com a importância dos dispositivos móveis na transformação digital estimulada pela pandemia em 2020, 41% dos entrevistados apontam aumento de incidentes de fraude no período pelo canal móvel. Isso inclui apropriação de conta, fraude de identidade sintética (o golpista cria uma identidade a partir da combinação de dados reais) e outras. Para 23% dos ouvidos, houve aumento na criação de contas fraudulentas com atração de clientes pelo canal móvel. Já 19% registraram ataques por SMS a partir de um link malicioso. Outros 23% não verificaram aumento nos incidentes de fraude relacionados a mobilidade e 19% se declaram inseguros por não ter visibilidade do canal. Enquanto 81% dos participantes afirmam que o número de incidentes de fraudes permaneceu estável ou aumentou pouco, 10% observaram declínio na prática. Para 59% dos entrevistados, as perdas financeiras aumentaram ou permaneceram estáveis, mas 22% observaram redução. As soluções mais significativas na prevenção de perdas por fraude foram:- sistemas de detecção e monitoramento (60%),
- pagamento positivo, blocos de débito e outros limites no uso transacional (47%)
- ID do dispositivo (37%).
- são inteligência artificial (41%),
- autenticação multifatorial (31%),
- monitoramento de transações (27%)
- sistemas de detecção e monitoramento de fraude (27%).