Quais são as vantagens de migrar meu software para a nuvem?
A decisão de migrar um software para a nuvem tem influência direta nos benefícios que a mudança proporciona. Desde sistemas mais rápidos de atualizar, até um novo modelo de relacionamento com os clientes, há várias razões pela qual os seus negócios devem seguir a tendência, como listado abaixo:
1- Rentabilidade crescente
Vamos ser práticos: um software ERP local tem um alto custo de aquisição e desenvolvimento. Por isso, muitas vezes os clientes relutam a obter versões atualizadas ou renovar suas cópias. O retorno financeiro para uma empresa desenvolvedora entra de uma vez, com o valor previamente estipulado.
Por outro lado, o software na nuvem é contratado no formato de serviço, com uma cobrança por mensalidade. Os preços acabam por ser mais atrativos para quem precisa utilizar o sistema, que ainda cria laços mais fortes de relacionamento com o fornecedor.
O custo, então, é pulverizado pela quantidade de meses que o serviço é utilizado. Dessa forma, com a dependência que as empresas criam de um sistema ERP, eventualmente, o valor contratado se torna mais lucrativo no longo prazo.
2- Atualização facilitada
Para atualizar um software de desktop, o cliente precisa baixar os arquivos específicos e instalá-los no computador. Além de ocupar memória no dispositivo, esse processo requer paciência e disposição para realizar todo o mecanismo de atualização.
Para o próprio desenvolvedor, esse processo é moroso, porque depende de um produto 100% testado e pronto para o uso. Já na versão em nuvem, o software pode ser aprimorado em etapas, a partir de deploys que inserem novas funcionalidades e melhorias diariamente na plataforma.
Para o cliente, há a praticidade de estar com os sistemas sempre atualizados automaticamente. Para o fornecedor do serviço, há uma agilidade na evolução do produto, que evita diversas versões de teste.
3- Configurações universais
E por falar em versões, outra vantagem de migrar meu software para a nuvem é que eu não preciso me preocupar se as configurações da máquina do meu cliente estão adaptadas para o dashboard do meu sistema. Enquanto o sistema para desktop precisa estar preparado para atender diversas especificações e diferentes modelos, a nuvem se faz acessível para qualquer ambiente de uso.
Isso quer dizer que o sistema consegue rodar tranquilamente em qualquer máquina simplesmente pelo uso de um browser. Ou seja, a equipe de desenvolvimento não precisa se preocupar em tornar o software compatível com diferentes modelos de configurações.
4- Suporte rápido
Na nuvem, a equipe de suporte consegue ter acesso às informações necessárias com muito mais praticidade. Isso significa que o atendimento para a solução de problemas se torna mais rápido e imeadiatista.
5- Acesso universal
Se você deseja migrar seu software para a nuvem a fim de seguir uma tendência, faz total sentido. O próprio mercado caminha para que, no futuro, os dispositivos sejam adaptados para funcionar exclusivamente na nuvem.
Basta ver como um produto de desktop já abandonou CDs e até pendrives para disponibilizar o acesso via download. A tendência é cada vez menos depender de hardware e espaços físicos para acessar os sistemas, o que inclusive facilita o acesso de qualquer lugar que o usuário esteja, com mais mobilidade para o cliente.
Fonte da matéria: Tecnospeed