O que é o conceito Ouriço

O que é o conceito Ouriço? Ele se baseia numa história de um duelo entre uma raposa e um ouriço. Nessa história, a Raposa queria pegar o ouriço. A raposa é uma animal inteligente, ágil e que é capaz de atacar de diversas maneiras diferentes. Por outro lado, o Ouriço não é reconhecido pela sua esperteza. Ele só sabe fazer uma coisa, muito bem. Sua única estratégia é se tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível. Independentemente do ataque da raposa, o ouriço sempre vence e consegue escapa. Mais do que uma estratégia, ele é um entendimento da situação. As empresas ouriço sabem fazer uma coisa profundamente e focam nisso. As empresas que não são feitas para vencer tendem a agir mais como a raposa. Elas fazem muitas coisas, mas falta consistência. O conceito Ouriço de Collins é baseado em três ideias fundamentais que grandes empresas combinam para encontrar o caminho para a excelência. A teoria é que qualquer ação tomada por sua empresa ou funcionários precisa cumprir todas as três ideias ao mesmo tempo ou não serão bem-sucedidas.
  1. A primeira ideia é que você precisa identificar sua paixão. Empresas que alcançam a excelência possuem um conhecimento profundo sobre suas paixões. Sem paixão, empresas não conseguem chegar muito longe.
  2. A segunda ideia é identificar o que você consegue fazer melhor que qualquer um no mundo. O que quer que seja, esse precisa ser o foco do seu negócio. Essa é a única maneira de ter sucesso.
  3. as empresas devem identificar como podem lucrar da maneira mais eficaz possível e como capturar mais valor do seu mercado. Uma das funções principais de um negócio é gerar receita e todas as empresas que alcançaram a excelência foram capazes de identificar a melhor maneira para conseguir capturar valor no seu mercado. Essas empresas descobriram como ser economicamente bem-sucedidas através de um modelo de negócios superior.
Siga os princípios do Ouriço o tempo todo Apenas um número seleto de empresas alcança o sucesso e um número ainda menor permanece em um estado de excelência. O truque é manter a fórmula para a excelência, enquanto as condições do negócio mudam com os anos. Collins chama os métodos que descobriu em sua pesquisa de a “física” que permanece ao longo dos anos para gerar a mudança de ‘bom’ para ‘excelente’. Não importa o quanto a economia e o mercado mudem, esses métodos podem ser aplicados para alcançar e manter a excelência. O processo se resume a sempre ter as melhores pessoas possíveis nos lugares corretos e manter uma conversação constante sobre o estado das coisas, incluindo as áreas que precisam de melhora. Admitindo honestamente onde estão as falhas, uma empresa começa a melhorar e prevenir desastres. Mantendo a disciplina de seguir os princípios do Conceito Ouriço escolhidos para sua empresa e alcançando e redefinindo seus objetivos com o passar do tempo, você pode permanecer no estado de excelência.

Notícias

Relacionadas