O que é o conceito Ouriço
O que é o conceito Ouriço?
Ele se baseia numa história de um duelo entre uma raposa e um ouriço. Nessa história, a Raposa queria pegar o ouriço. A raposa é uma animal inteligente, ágil e que é capaz de atacar de diversas maneiras diferentes. Por outro lado, o Ouriço não é reconhecido pela sua esperteza. Ele só sabe fazer uma coisa, muito bem. Sua única estratégia é se tornar uma bola de espinhos e rolar o mais rápido possível. Independentemente do ataque da raposa, o ouriço sempre vence e consegue escapa.
Mais do que uma estratégia, ele é um entendimento da situação. As empresas ouriço sabem fazer uma coisa profundamente e focam nisso. As empresas que não são feitas para vencer tendem a agir mais como a raposa. Elas fazem muitas coisas, mas falta consistência.
O conceito Ouriço de Collins é baseado em três ideias fundamentais que grandes empresas combinam para encontrar o caminho para a excelência.
A teoria é que qualquer ação tomada por sua empresa ou funcionários precisa cumprir todas as três ideias ao mesmo tempo ou não serão bem-sucedidas.
- A primeira ideia é que você precisa identificar sua paixão. Empresas que alcançam a excelência possuem um conhecimento profundo sobre suas paixões. Sem paixão, empresas não conseguem chegar muito longe.
- A segunda ideia é identificar o que você consegue fazer melhor que qualquer um no mundo. O que quer que seja, esse precisa ser o foco do seu negócio. Essa é a única maneira de ter sucesso.
- as empresas devem identificar como podem lucrar da maneira mais eficaz possível e como capturar mais valor do seu mercado. Uma das funções principais de um negócio é gerar receita e todas as empresas que alcançaram a excelência foram capazes de identificar a melhor maneira para conseguir capturar valor no seu mercado. Essas empresas descobriram como ser economicamente bem-sucedidas através de um modelo de negócios superior.