O Gestor Eficaz
Que é um gerente?
Peter Drucker chama de gerente todos os trabalhadores instruídos, sejam administradores ou profissionais individuais, de quem se espera decisões que tenham algum impacto significativo no desempenho e nos resultados da organização. Se suas decisões podem estragar tudo, você é um gerente.Realidades do gerente
- O tempo do gerente tende a pertencer a qualquer outra pessoa.
- Os gerentes são forçados a se manter em "funcionamento" ao menos que façam algo positivo para alterar a realidade em que vivem e trabalham.
- O gerente só é eficaz se e quando outras pessoas podem usar aquilo que ele contribui. Em geral as pessoas mais importantes para sua eficácia não são aquelas sobre as quais ele exercer controle direto.
- Toda organização é uma abstração irreal comparada a realidade do ambiente em que existe.
Eficácia pode ser aprendida
A notícia boa é que ser eficaz é algo que pode ser aprendido. Não existe algo como uma personalidade eficaz. Os gerentes eficazes diferem em temperamento, habilidades, expertises, conhecimentos e interesses. Qualquer pessoa pode se tornar eficaz com as práticas certas e existem essencialmente cinco destas práticas:- Gerentes eficazes sabem empregar bem o tempo.
- Observam onde seu tempo está realmente sendo empregado.
- Tentam controlar esse tempo e cortam demandas improdutivas.
- Consolidam seu tempo em unidades com a maior continuidade possível.
- Gerentes eficazes condizem esforços para resultados.
- Resultados diretos
- Construção e reafirmação de valores
- Construção e desenvolvimento de pessoas para o futuro
- Gerentes eficazes se baseiam em suas forças e não em suas fraquezas.
- Gerentes eficazes tornam cada função grande exigente de modo a habilitar a pessoa a erguer-se à altura das novas exigências de uma situação diferente. As pessoas devem ter possibilidade de mostrar toda sua potencialidade.
- Gerentes eficazes começam pelo que uma pessoa pode fazer e não pelo que exige uma função.
- Gerentes eficazes sabem que para conseguir forças precisam tolerar fraquezas. Nunca falam de um “homem bom” mas sim de que é “bom” para determinada tarefa. As fraquezas só devem causar preocupação se limitam o desenvolvimento completo das potencialidades de uma pessoa.
- Gerentes eficazes forçam-se a estabelecer e manter prioridades.
- Veja o futuro em contraposição ao passado
- Foque na oportunidade mais do que no problema
- Escolha sua própria direção em vez de seguir os outros
- Mire alto, aponte para alguma coisa que faça diferença em vez de escolher algo que seja seguro e fácil de fazer
- Gerentes eficazes tomam decisões eficazes.
- A clara compreensão de que o problema é genérico e gera um grande número de ocorrências e não uma exceção que pode ser facilmente tratada. Só questões genéricas podem ser respondidas com uma decisão estratégica. O excepcional deve ser tratado pelo que é.
- A definição de especificações claras sobre o que a decisão tem de realizar. Ou seja, quais os objetivos dessa decisão? Quais os resultados esperados? Que condições tem de satisfazer? Qual o mínimo necessário para resolver esse problema? Em ciência chamamos isso de condições-limite.
- A verificação de que a solução satisfaz integralmente as especificações antes de se dar atenção aos compromissos, adaptações e concessões que serão necessárias para tornar a decisão aceitável.
- A transformação da decisão em ação pela elaboração das atitudes necessárias para executá-la.
- Finalmente, um retrospecto contínuo que permita a verificação da eficácia da decisão contra o desenrolar real dos acontecimentos.