5 dicas: para ajudar você a cuidar da sua saúde mental

1. Pratique Atividades físicas

O exercício físico é muito indicado para qualquer pessoa que deseja ter uma vida mais saudável, em todos os aspectos. Principalmente na linha de cuidados com a saúde mental, é indicado para pessoas que estão lidando com quadros de ansiedade, depressão, entre outras condições clínicas. Mas saiba que não é necessário esperar que esses problemas surjam para começar a se exercitar. Corpo são, mente sã!

2. Melhore sua alimentação

A alimentação é outro pilar importante dentro dos hábitos de uma boa saúde mental, visto que muitos alimentos podem interferir na disposição do dia a dia, gerando impactos positivos ou negativos. Comidas gordurosas, por exemplo, agem com um efeito de procrastinação, oferecem um prazer momentâneo que logo depois é substituído pela necessidade de mais, promovendo um ciclo vicioso e nada saudável. Já alimentos com valor nutricional podem oferecer mais disposição e bem-estar para as atividades da rotina.

3. Procure ser avaliado por um psicólogo

O autoconhecimento é um fator muito importante para lidarmos com os nossos conflitos internos e externos. Para isso, uma avaliação de um profissional pode auxiliar nesse processo e também indicar se existe a necessidade de algum tratamento específico, caso existam sintomas frequentes e incômodos ligados à saúde mental. A terapia é um ótimo meio de entender as suas emoções e comportamentos, ela oferece um caminho para uma vida mais leve e equilibrada.

4. Tenha boas noites de sono

O sono é o que repõe as nossas energias para que o dia seja produtivo. Ele fortalece o sistema imunológico e regula a nossa sensação de bem-estar que é o que chamamos de humor. Por isso, é muito importante estipular um horário adequado e regularizar as noites de sono para manter uma mente saudável.

5. Procure um hobby ou uma atividade que te inspire

Instigar a criatividade e atividades que melhorem a autoestima também colabora para uma mente tranquila. Um hobby ou uma atividade que inspire faz com que o nosso cérebro libere endorfina que provoca aquela sensação de prazer ou felicidade.  Fonte: campsbc.org.br

Notícias

Relacionadas